Ícone do site Feedgurus

Como ganhar dinheiro com podcast?

ganhar dinheiro com podcast

Os podcasts não param de crescer e muitas empresas e marcas estão se envolvendo cada vez mais com esta oportunidade. Mas a grande pergunta ainda paira no ar: como ganhar dinheiro com podcast? E, para isso, estamos aqui!

Os benefícios de criar um podcast são diversos. Você se posiciona como referência em seu setor, constrói uma audiência qualificada, desenvolve seu networking, trabalha seu branding e aumenta muito o nível de awareness de seu negócio.

Mas algo que também é uma vantagem ao ter seu próprio podcast é a chance de incrementar sua receita.

Se você tem interesse em monetizar podcast, é preciso entender como podcasts geram vendas e leads

Aqui, iremos te dar algumas dicas para atingir esse objetivo! Vamos lá?

Anunciantes

Uma das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro com podcast é abrindo a possibilidade de anúncios ao longo dos episódios.

Em determinados momentos, você pode falar sobre os patrocinadores e fazer uma breve propaganda de algum produto ou serviço. O mais importante é ser breve e direto, mas passar a mensagem da marca que está anunciando.

A quantia que você pode cobrar vai variar do número de ouvintes que você possui. 

Mas mesmo podcasts pequenos conseguem anunciantes, se conseguirem desenvolver uma audiência qualificada. Porque isso é mais benéfico para quem está anunciando do que necessariamente a mensagem ser propagada para milhões de pessoas desinteressadas.

E você também pode elaborar valores diferentes dependendo do ponto do episódio no qual vai fazer a propaganda. 

No começo e no fim, geralmente o valor é o mesmo. Mas você pode cobrar mais pelo anúncio no meio do episódio.

Promoções e divulgações de seus próprios produtos e serviços

Até mesmo antes de ir atrás de anunciantes, observe os produtos e serviços que sua empresa já oferece. Eles podem ser relevantes para a sua audiência?

Se a resposta for sim, pense em estratégias para seu podcast gerar vendas para o que você tem disponível.

Isso pode envolver descontos especiais para os ouvintes. Seu podcast te ajuda a se posicionar como referência na sua área de atuação, então, use isso a seu favor ao apresentar o que mais você tem a oferecer, fora do programa.

Mas, obviamente, você precisa estar certo de que essas ofertas são interessantes para seu público e ter muito cuidado para não transformar seus episódios em propagandas de quase uma hora.

Comece a pensar em seu podcast como uma estratégia de marketing que pode te ajudar a transformar ouvintes em inscritos e prospects em clientes.

Contribuições do público

Outra alternativa é pedir para o seu público contribuir com o podcast.

Isso funciona melhor para negócios menores ou que de alguma forma apresentam impactos socioculturais positivos. Mas, se você tem uma empresa grande, vai ser mais difícil convencer as pessoas a ajudar.

De qualquer forma, é uma estratégia, já que muitos ouvintes estão dispostos a pagar certas quantias (geralmente pequenas) para que você continue a produzir os conteúdos que eles amam.

E a vantagem é que monetizar podcast dessa maneira é muito simples. Você pode contar com plataformas como Patreon, que são específicas para isso, ou adicionar um botão para seu PayPal.

Um jeito de tornar essa estratégia mais atraente é oferecer certos conteúdos exclusivos apenas para os ouvintes que fazem parte de sua comunidade no Patreon ou que fizeram depósitos via PayPal.

Conteúdos Complementares

Na mesma linha da ideia anterior, você pode oferecer conteúdos complementares que serão liberados para aqueles que decidirem pagar.

Mas, mais uma vez, ganhar dinheiro com podcast envolve trazer novos conteúdos, serviços ou projetos que sejam relevantes para sua audiência.

E é só deixar sua criatividade te guiar, você pode oferecer cursos, consultorias, livros, acesso a conteúdos exclusivos, itens colecionáveis e o que mais conseguir pensar.

Tudo o que você precisa para realizar essa estratégia é criar uma página especialmente para isso em seu site.

Marketing de afiliados

Marketing de afiliados é um ótimo exemplo de como podcast gera venda. Porém nesse caso, não seria para sua própria empresa. 

Essa estratégia funciona de maneira semelhante a de anúncios, mas em vez de ganhar dinheiro com a publicidade, você recebe uma quantia (comissão) a partir das vendas que faz para outras empresa.

Ela é indicada principalmente para podcasts que se focam em questões técnicas ou oferecem possibilidades de resolução de problemas.

Nesses casos, você oferece um link para a pessoa comprar o produto e toda a vez que seu link gerar uma venda, você recebe determinado valor. E, caso opte por essa estratégia, é importante que o link usado seja simples e descritivo.

Como seu conteúdo provavelmente é útil por um longo período de tempo, você pode continuar gerando receita por meio do marketing afiliado e não só durante o período de lançamento do episódio.

E o melhor: você não necessariamente precisa vender produtos, algumas empresas têm interesse em aumentar os números de visitantes em seus sites e também estão dispostos a pagar por isso!

Reaproveite seu conteúdo

Produzir um podcast significa criar horas de conteúdos de alta qualidade que você disponibiliza gratuitamente.

Mas você pode reaproveitar seu conteúdo como estratégia para ganhar dinheiro com podcast.

Os dois formatos mais indicados são livros e audiobooks. Muitos youtubers conseguiram gerar grandes receitas com o lançamento de livros.

E você pode tirar muita inspiração de todos os episódios que já gravou. Junte os diversos conhecimentos e informações que apresentou e publique em uma edição especial para ser lido.

Agora, nem sempre a escrita sai fácil ou é consumida por seu público. Por isso, você também pode pensar em lançar um audiobook, que vai trazer um formato muito mais familiar para você produzir e para seu público consumir.

Networking

Embora não seja diretamente uma maneira de ganhar dinheiro com podcast, o networking que você consegue desenvolver com seu show pode se tornar uma ótima oportunidade.

Inclusive, o estabelecimento de relações profissionais é um dos principais motivos para muitas empresas de por que criar um podcast.

Ao pensar em convidados para receber em seu programa, não fique preso apenas a seus status. Pense em seu negócio!

Vá atrás de pessoas com as quais você deseja colaborar, que podem gerar novas oportunidades para o seu negócio e que combinem com os objetivos e metas de sua empresa.

Essa é uma das maneiras de como podcast gera venda. Pode levar tempo, mas pode trazer resultados grandiosos.

Notas Finais

Embora os motivos para criar um podcast sejam milhares, muitas pessoas ficam em dúvida se existe uma maneira de ganhar dinheiro com podcast.

A resposta é que existem diversas!

Este tipo de formato abre muitas portas. E você pode monetizar podcasts ao desenvolver relações com outras empresas ou marcas e apresentando seu show como uma oportunidade para elas.

Ou seja, você tem um espaço perfeito para fazer anúncios e gerar vendas ou visitas para os sites de afiliados. O que possibilita continuar recebendo dinheiro tempos depois do episódio ser lançado.

E isso também pode ser aplicado para seu próprio negócio.

Você também pode contar com seu público e oferecer produtos ou conteúdos exclusivos em troca de uma colaboração em dinheiro.

E vale a pena reaproveitar seus conteúdos já publicados em outros formatos, como livros ou audiobooks que geram uma receita extra.

E, claro, você pode fazer contatos e expandir seu networking desenvolvendo diversas ótimas oportunidades para o futuro de sua empresa.

Você já está ganhando dinheiro com seu podcast? Faça sugestões e tire suas dúvidas nos comentários abaixo. E acompanhe as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Sair da versão mobile