Ícone do site Feedgurus

Como gravar podcast online: 5 melhores ferramentas gratuitas para áudio de alta qualidade

como gravar podcast online

Gravar podcast online é uma realidade. Talvez não tão comum antes do Coronavírus, mas agora é indispensável para as empresas que viram como podcasts são estratégicos e importantes para a estratégia de marketing.

Como nós já sabemos, podcasts são conteúdos que podem ser produzidos com baixo orçamento, alta qualidade e de forma 100% remota.

Isso permite escalabilidade, conteúdos e formatos mais interessantes, e um caminho de crescimento claro, que vai te deixar feliz por ter começado o seu podcast antes de todo mundo!

Portanto, é indispensável conhecer as ferramentas ideias para gravar os shows remotamente. A boa notícia é que existem diversos softwares que tornam a sua vida (e a dos seus convidados) bem mais simples!

É possível captar áudio e vídeo em alta resolução, entrevistar mais pessoas ao redor do mundo, e manter o seu show ativo mesmo de casa!

Selecionamos 5 melhores ferramentas para gravar podcast online que são uma mão na roda e vão te ajudar a conseguir excelentes resultados em sua gravação online. Vamos lá. 😉

1. Zencastr

O Zencastr é o nosso preferido por aqui.

Entre todas as ferramentas, ele é o mais estável e o que tem a melhor qualidade de áudio final, sem dúvidas. 

A grande vantagem aqui é que ele foi feito especialmente para a gravar podcast online! Então, todas as funcionalidades da plataforma são pensadas para podcasters, o que é excelente. 

Você conseguir gravar direto na plataforma e, ao final do bate papo, ela entrega os áudios separados em canais, o que é uma maravilha para a qualidade e facilita demais a edição do seu show

Para episódios curtos você pode usar o plano gratuito. Mas se quer levar o seu programa a sério, sugerimos fortemente cogitar o plano pago – que vai te evitar dores de cabeça e tempo perdido.

2. Google Meet

Uma das ferramentas de comunicação por áudio e vídeo mais conhecidas da atualidade, o Google Meet é responsável pelas reuniões a distância de muitas empresas pelo mundo. 

E claro, pode ser uma excelente opção para gravar seu podcast remotamente.

O Meet tem função de gravar a conversa, onde o administrador ou criador da ligação consegue gravar o call, recebendo no Google Drive a gravação em vídeo. Então, basta exportar o áudio para edição posteriormente.

A grande vantagem é justamente ele ser bastante popular para reuniões, o que facilita o acesso a convidados resistentes a plataformas que possam vir a desconhecer.

Um outro diferencial é que ele te entrega um arquivo em formato .mp4, ou seja, em vídeo. Isso facilita para quem deseja usar trechos para divulgar nas redes sociais.

3. Skype

Queridinho de muitas empresas, o Skype é a versão da Microsoft para reuniões de videochamadas, sendo outra solução bastante prática para a gravação de podcasts.

Assim como o Google Meet, ele também possui a vantagem de já ser uma ferramenta super popular e exportar o conteúdo em formato de vídeo.A grande diferença aqui é que você consegue exportar a conversa em formato .mp4 e salvar onde desejar.

Além disso, a grande maioria das pessoas nos EUA e Europa, possui uma conta no Skype, o que facilita bastante para conseguir convidados internacionais.

4. Zoom

A Zoom é, hoje, a maior empresa de videochamadas do mundo. A necessidade de manter times em home-office durante o Covid-19, fez com que o serviço fosse usado por cada vez mais pessoas.

Ele permite que você grave e exporte o call, tendo o arquivo completo em HD. Além disso, você pode fazer ligações apenas de áudio, e já ter o formato exportado no final da conversa.

Como a Zoom funciona em uma plataforma externa, tem uma estabilidade excelente e várias opções de configuração.

5. Anchor.fm

O Anchor.fm é a plataforma mais famosa de podcast atualmente. Nele, você consegue gravar seu podcast online, editar e publicar com muita facilidade.

Sugerimos ele por ser uma plataforma completa para podcasts. Mas, sinceramente, ele não é a melhor opção para você gravar.

Um dos grandes objetivos do Anchor.fm é garantir arquivos pequenos e leves para otimizar a transmissão. Logo, você perde muita qualidade na compressão.

Ainda assim, a facilidade de gravar pelo app e poder fazer tudo em um lugar só – e até pelo seu smartphone – é muito relevante!

PS: ele é a melhor opção para colocar o seu podcast no Spotify!

Notas Finais

Como você pôde perceber, existem muitas opções de softwares para gravar podcast online.

Cada uma das ferramentas possui seus diferenciais e suas características, e podem ser facilmente adequadas à sua estratégia e objetivo. Para mim, o principal diferencial é a possibilidade de manter o seu podcast ativo mesmo sem gravações presenciais.

E também de contar com convidados ao redor do mundo e manter a alta qualidade do seu podcast!

Além disso, a pós-produção do seu podcast vai ficar bem mais fácil. O que afeta diretamente a qualidade final do seu show. 😉

Sair da versão mobile