fbpx
midia paga podcast

Como divulgar podcasts com mídia paga

O primeiro passo para crescer seu show é entender as melhores estratégias de promoção. Por isso, divulgar podcasts com mídia paga pode ser, sem dúvida, um dos melhores caminhos.

Simplificar como as pessoas encontram o seu show, é o primeiro passo para conquistar mais plays e compartilhamentos do seu conteúdo.

Muitos criadores de podcast não gostam de escutar que o processo de estabelecer uma base forte de ouvintes é um trabalho recorrente. A ideia de sucesso “de uma hora para a outra” é extremamente cativante e ao mesmo tempo difícil, mas não impossível.

Por isso, usar estratégias de mídia paga para promover o seu podcast é uma das melhores alternativas para acelerar o crescimento do seu show. Hoje, vamos conhecer algumas das principais estratégias para você aplicar na promoção do seu show.

Vamos lá?

Como funciona a estratégia de mídia paga

Antes de tudo, é preciso ter em mente que essas estratégias estão sempre se reinventando, então é importante estar antenado para as tendências em ads para podcast.

Assim como divulgar podcast em redes sociais, não há uma receita única para mídia paga, tudo depende da sua audiência e mercado, e nos aprendizados que os dados trazem.

As dicas que vamos trazer apresentam bons resultados no geral, e têm se mantido ativas mesmo com atualizações recorrentes, ou seja, você vai conseguir tirar bom proveito.

Criando anúncios no Facebook Ads

A opção mais imediata para a maioria das pessoas é usar anúncios em redes sociais, como Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Dentre elas, o Facebook é a plataforma mais procurada para divulgar podcast, porque apresenta praticidade de segmentação, o maior alcance entre as plataformas e custos mais acessíveis, principalmente comparado com LinkedIn.

Segmente os ads para o público certo

Um dos pontos primordiais para qualquer anúncio de mídia paga de sucesso, é ter certeza de que você está atingindo as pessoas certas com o menor custo possível. A segmentação ajuda a diferenciar o tipo de pessoa que você deseja alcançar.

Ou seja, você pode gastar menos dinheiro e impactar ouvintes que considera mais relevantes.

O melhor jeito de fazer isso é aproveitando tráfego de usuários em seu site ou blog depois ampliar com segmentações para um público semelhante a esses, o que o Facebook chama de lookalike (ou públicos semelhantes).

Por exemplo, se você está lançando um podcast agora e deseja que as pessoas que já conhecem sua marca fiquem sabendo e corram para ouvir seu conteúdo, você pode fazer um remarketing para todo o tráfego do seu site e para sua base de e-mails.

Isso vale para anúncios de episódios com temas específicos, onde você pode aproveitar o tráfego de um blog post, uma página que faça sentido, ou uma lista de clientes específicos, garantindo o maior interesse do público.

Agora, se o seu objetivo é expandir e atingir novas pessoas, crie um público semelhante a este tráfego e capriche no seu anúncio. 

Uma outra boa ideia é a segmentação por interesse. Se o seu podcast fala sobre moda, você pode anunciar para pessoas que demonstraram interesse em “Fashion”, que fazem parte de grupos sobre roupas ou que curtiram a revista Vogue, por exemplo.

Esse é o raciocínio, mas aqui você tem mais de uma estratégia em suas mangas.

O criativo importa

Agora que você já sabe para onde direcionar seus anúncios, é preciso pensar no impacto que eles terão para as pessoas que os verem.

Você pode acertar em cheio as pessoas certas. Se elas não se interessarem pelo seu anúncio, você estará a um deslize com o dedo na tela do smartphone de ser completamente ignorado. O mesmo vale para a capa do seu podcast.

Aqui, novamente, não há receita mágica. Você precisa entender o que chama mais atenção do seu público e abusar da criatividade.

Contudo, existem alguns formatos que podem e devem ser explorados durante os seus testes.

Uma boa prática é apostar em highlights do seu episódio, ou seja, um trecho super curto de uma parte muito boa ou relevante do seu podcast e subir esse anúncio em forma de vídeo, tanto para feed como stories.

Se você não possui trechos do seu podcast em vídeo, não tem problema. Você pode criar em motion, ou ainda uma imagem estática da capa do seu podcast com o áudio no fundo. Lembre-se sempre de legendar esses trechos e lembrar o usuário de ativar o som.

Outra ideia legal é sempre lembrar seu público do lançamento de um novo episódio.

Uma foto com o convidado, com os temas abordados ou uma frase relevante ou polêmica, pode chamar bastante a atenção gerando curiosidade. 

Faça muitos testes, abuse da criatividade, fique antenado com novidades, anúncios de outros podcasts, e invista de verdade quando souber o que funciona melhor.

Como divulgar podcast com Google Ads

Os anúncios do Google são outra grande procura da publicidade on-line e há uma boa chance que você veja dezenas deles todos os dias, seja anúncio de display, search ou no Youtube.

Porém, diferente do Facebook, anunciar seu podcast no Google exige estratégias diferentes.

Publicidade no Google é mais indicado aos podcasts que, de alguma maneira, respondem a perguntas relevantes e possuem como tema principal assuntos com um grande volume de busca. 

Se você sabe o que sua audiência vem pesquisando e seu podcast responde a essas dúvidas, então apostar no Google ads é uma boa opção.

Como criar bons ads para podcast no Google

Se você planeja criar uma campanha de buscas por palavra-chave, o que eu mais recomendo é levar essas pessoas para o blog do seu podcast.

Uma boa prática para melhorar a performance dos anúncios é adicionar um banner no seu blog que leva para o seu episódio na sua plataforma. Dessa maneira, você pode configurar a conversão do anúncio para cliques neste banner e aumentar o número de plays se aproveitando a inteligência artificial do Google.

Uma outra boa sugestão é procurar por palavras chave com alto volume de busca, portanto que façam sentido com seu podcast ou episódio específico. Para isso, sugerimos que faça uma busca no Ubersuggest.

Ainda existe a possibilidade de criar publicidade de Display, anunciando com imagens em sites que tenham relação com sua marca. 

Contudo, vale lembrar que geralmente anúncios em display não são os mais recomendados para performance, uma vez que você paga por exibição do banner.

Você pode exibir anúncios no Google por custos baixos diários apenas para experimentar. Mesmo nesse nível, você consegue se fazer mais presente para potenciais públicos. 

Assim como a divulgação de podcast em redes sociais, são necessários testes para encontrar as palavras-chave certas e mensagens certas.

Mas depois, você pode aumentar seu investimento e aproveitar esse sucesso.

Como promover podcast com mídia paga no Spotify

O Spotify tem investido bastante em podcast nos últimos anos, tendo sedimentado seu espaço como uma das principais plataformas nas quais são consumidos.

A maior parte dos ads no Spotify são áudios, embora você possa utilizar alguns elementos de imagem também, e apresentam um botão de “saiba mais” durante.

Os anúncios são reproduzidos entre músicas ou episódios de podcast, para ouvintes que usam o Spotify gratuito.

Você pode criar ads para podcast de 30 segundos e divulgá-lo se cadastrando no Spotify Ad Studio. E conta com a opção de o próprio Spotify desenvolver um ad para você.

E eles permitem que você segmente através de dados como idade, gênero, localização e, inclusive, o estilo de música atrelado ao seu anúncio.

Os custos dessa plataforma são como aquelas de redes sociais. Mas você tem a certeza de alcançar pessoas que já costumam consumir esse tipo de conteúdo via áudio.

Outras estratégias para promover podcast com mídia paga

Existem diversas maneiras de promover podcast com mídia paga. Embora as 3 anteriores sejam as mais procuradas, separamos outras 3 estratégias para você conhecer.

Anuncie em outros podcasts 

Nem sempre essa estratégia envolve custos, mas pode ser muito proveitosa se realizada da forma correta.

Podcasts de tamanho semelhante, com assuntos próximos, ou até similares, podem se beneficiar da troca de pequenas chamadas promocionais para serem passados nos episódios uns dos outros.

Até porque não é a mesma concorrência de programas de televisão que passam no mesmo horário. E cada podcast é único em sua apresentação. Sua audiência não deixaria de te escutar só por encontrar um conteúdo parecido, pelo contrário, é muito possível que passem a escutar os dois.

Você também pode optar por pagar pela propaganda, assim como qualquer outra marca que tenha interesse em anunciar em um podcast.

Mas tenha certeza de que os interesses de quem escuta o conteúdo no qual você vai anunciar são próximos dos temas que você fala, senão pode ser em vão.

Marketing de Guerrilha e mídia paga offline para podcasts

O marketing de guerrilha é uma ótima opção para quem tem um baixo orçamento. O diferencial é que você use métodos criativos, não convencionais ou surpreendentes para chamar a atenção para o seu podcast. 

Pode ser qualquer coisa, desde uma performance de rua, até o lançamento de um monte de balões de marca em um evento ou reunião. Outra estratégia que ainda faz sentido, ainda que seja cada vez mais ignorada, é apostar no offline.

Você pode produzir panfletos ou anunciar em uma revista que tenha muito a ver com os assuntos que você elabora nos episódios. Ambas as estratégias dependem crucialmente de uma boa leitura de seu público-alvo e atenção ao seu tema.

Ads para podcast no Reddit

O Reddit é um dos sites mais visitados do mundo, com uma audiência brasileira crescendo cada vez mais, e que une as pessoas por seus interesses. Para divulgar seus ads para podcast no Reddit, cadastre-se em Reddit Ads

Os anúncios no Reddit têm 3 opções de objetivos:

  • Brand Awareness e Alcance
  • Tráfego
  • Conversões
  • Visualizações em vídeo

E você pode personalizar a segmentação do seu anúncio de forma ampla ou bem restrita, selecionando dentre uma variedade de interesses e comunidades de nicho do Reddit.

Além disso, existe a opção de segmentar por localização e decidir em quais dispositivos seus anúncios serão exibidos. Um aspecto interessante dos anúncios do Reddit é que você criar ads de diversos formatos, como divulgar podcast por vídeos.  Isso oferece a oportunidade de que você utilize uma passagem chamativa de um de seus episódios em formato de vídeo.

Faça testes e meça os resultados

Embora isso já tenha sido dito, vale a pena repetir: quando você vai promover podcast com mídia paga, o mais importante é mensurar, puxar dados, e tomar decisões baseadas em dados.

Não hesite em fazer múltiplos testes para encontrar as estratégias que mais funcionam. Antes mesmo de optar pela mídia paga, tenha certeza de que existe algum método de metrificação que você pode utilizar.  Sem a possibilidade de medir seus resultados, você não tem como saber o que funciona e quais estratégias você deve abandonar.

Quando se trata de divulgações, é melhor focar nos números do que seguir seu instinto, principalmente se tratando de mídias pagas para podcast.

Notas finais

Existem muitas estratégias para promover podcast com mídia paga.

Você pode optar pelas redes sociais mais utilizadas, que contam com sistemas próprios de métricas de resultados, por exemplo.

Ou ir atrás de estratégias menos convencionais, mas que também podem ser revertidas em um aumento no número da audiência, como divulgar podcast de forma offline ou pelo Google Ads.

Seja qual for sua escolha, o mais importante é sempre ter em mente dois pontos.

Primeiro, quem é o seu público-alvo, onde eles estão, quais seus interesses e quais as melhores formas de impactá-los.

Segundo, sempre fazer testes, acompanhar os resultados e continuar a desenvolver táticas que funcionem para o seu podcast especificamente.

Esperamos que essas dicas te ajudem a tornar seu podcast muito mais conhecido!

Quais as melhores mídias pagas para divulgar podcast na sua opinião? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários abaixo.

Leave a Reply