Ícone do site Feedgurus

Apple Podcasts: tudo o que você precisa saber para subir seu podcast no iTunes

apple podcast

Apple é uma das maiores marcas do mundo, e disponibilizar seu podcast no iTunes é uma ótima estratégia para os criadores que querem crescer, por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre a plataforma da Apple Podcasts.

O aplicativo e plataforma Apple Podcasts é um agregador de shows tanto nacionais quanto internacionais para que os usuários possam escutar em todos os seus dispositivos da marca, incluindo o Apple Watch.

Por ser uma porta de entrada para muitos ouvintes e oferecer recursos que facilitam a busca dos usuários sobre os mais diversos temas, pensar em incluir seu podcast no Itunes é uma aposta certeira.

Aqui, vamos falar sobre pontos fortes e fracos do Apple Podcasts, quais as principais novidades da plataforma e o passo a passo para adicionar seu show.

Vamos lá?

Pontos fortes e fracos do Apple Podcasts

Pontos Fortes

No mundo, a Apple Podcasts é um dos principais diretórios deste tipo de conteúdo no mundo e é a plataforma que diversos usuários utilizam para procurar e streamar novos shows.

Mesmo em um cenário que inclui o gigante Spotify, a Apple Podcasts ainda é um dos 4 agregadores mais utilizados para os amantes do formato, ou seja, é uma grande vantagem que você coloque seu podcast na Apple.

Por organizar os conteúdos em categorias bem definidas, ele facilita que os ouvintes encontrem os shows que mais combinam com eles e seus episódios preferidos.

E outro ponto forte é que o aplicativo apresenta uma opção de downloads de áudio para que possam ser escutados depois, mesmo se a pessoa estiver sem internet. 

Pontos fracos

Existem alguns pontos fracos da Apple Podcasts. Começando pela obsessão da marca em apenas disponibilizar seus serviços para quem já possui seus produtos. 

Isso significa que apenas usuários Apple serão capazes de utilizar o serviço, e dessa forma, o alcance é mais baixo.

Mesmo assim, eles promovem bastante a indústria de podcasts e os fãs da marca costumam ser muito fiéis, então, vai valer a pena estar presente.

Por fim, outra desvantagem é que há uma separação entre o Apple Podcasts e o Apple Music, ou seja, os ouvintes ficam separados. E, se por um lado você tem acesso a uma audiência mais engajada, mais uma vez seu alcance é menor.

Novidades da plataforma Apple Podcasts

No primeiro semestre de 2020, o aplicativo da Apple Podcasts foi renovado e apresentou um novo visual que segue mais o modelo conhecido pelos usuários do Apple Music.

Foram incluídos, também, novos recursos, como um espaço reservado para que os podcasters adicionem conteúdos extras em documentos ou vídeos.

Isso aponta para uma tendência da Apple de, eventualmente, abrir a possibilidade para que os criadores incluam um serviço de assinatura e obtenham uma nova forma de ganhar dinheiro com podcast.

Por fim, foi adicionado um perfil para os usuários, o que é uma ferramenta mais social, que inclui as suas preferências e que permite que você fique por dentro dos podcasts consumidos pelos amigos.

Como colocar um podcast na Apple Podcasts

Dito tudo isso, chegou a hora de você saber como colocar seu podcast na Apple.

Requisitos de feed

Antes de enviar seu show para a Apple Podcasts, você precisa colocar ele em uma plataforma de hosting, como o Anchor ou o Buzzsprout. E tenha pelo menos um episódio já publicado na plataforma de sua escolha.

Além disso, verifique se seu podcast atende alguns pré-requisitos:

Assim que você completar esses requisitos, pode seguir para o próximo passo.

1º passo: Faça login no iTunes Connect

Entre na plataforma em que você hospedou seu podcast, clique em “diretórios” e “Apple Podcasts”.

Selecione “Submit to Apple Podcasts” para fazer login no iTunes Connect com o seu ID Apple.

Caso você não tenha um ID Apple ainda, você pode criar um gratuitamente na App Store. E se for usuário de Android ou PC, você pode fazer isso online.

2º passo: Valide o feed RSS de seu podcast

Para colocar seu podcast no iTunes é fundamental que você copie a URL do seu feed RSS na plataforma de hospedagem e colar na seção de validação do “Podcasts Connect”.

Clique no botão “Validate/Validar” para que o sistema verifique se seu podcast atende a todos os pré-requisitos da Apple Podcasts.

Caso ocorra algum erro na validação, isso significa que seu podcast não apresenta todas as tags necessárias para a Apple Podcasts. Neste caso, atualize os campos que precisar e tente validar novamente.

3º passo: Submeta o feed para a Apple Podcasts

O último passo para colocar seu podcast na Apple é clicar no botão de “Submit”, uma vez que seu feed tenha sido validado.

Depois, copie o seu URL do seu Apple Podcast e cole na última etapa da plataforma de hosting de seu podcast para que saibam que ele está disponível.

É isso! Seguindo esses 3 passos você terá enviado seu podcast para aprovação da Apple.

E depois?

A confirmação pode vir em até duas semanas, mas o mais comum é que você receba um e-mail de 3 a 5 dias. E você pode ir acompanhando o status do seu processo no Podcasts Connect.

Se, por algum motivo, seu podcast não seja aprovado, você pode buscar ajuda para descobrir o motivo, resolver e enviar novamente.

Ferramentas do Apple Podcasts Connect

Depois de adicionar seu podcast no iTunes, você pode usar o Podcasts Connect para gerenciar todos os shows associados ao seu Apple ID.

Além disso, a plataforma permite que você:

Com isso, vale a pena que você saiba como analisar a performance do podcast e siga crescendo.

Notas finais

Colocar seu podcast na Apple é uma estratégia que vale a pena, a Apple Podcasts continua a ser uma das principais plataformas nas quais os ouvintes buscam e escutam podcasts.

Embora ela esteja acessível apenas para usuários da marca, você será encontrado por um público engajado e fiel.

Seguindo os 3 passos simples que trouxemos no texto, rapidamente você terá seu podcast no iTunes e aumentará as chances de crescer seu show e sua audiência.Você ainda tem dúvidas? Faça suas perguntas e compartilhe suas experiências nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Sair da versão mobile